Laudo Técnico

Laudo Técnico ou Laudo de Reforma de Apartamento. Porque surgiu a ABNT NBR 16.280? Em virtude de obra mal planejada e realizada em um apartamento que causou a ruína do prédio no Rio de Janeiro. De acordo com a norma NBR 16.280, toda reforma em apartamento deverá ser analisada por profissional habilitado. Este profissional elabora o Laudo Técnico ou Laudo de Reforma, do apartamento juntamente com o recolhimento de ART. O proprietário por sua vez apresenta esta documentação ao Condomínio, cabendo ao síndico a liberação da Reforma em questão.

laudo de reforma, Art reforma, ART apto, laudo art, art, rrt reforma, reforma apto, laudo apto, laudo reforma apto, laudo reforma

Laudo Técnico e a ART em 24 horas?

Entre contato conosco para informar o que você pretende de reformar em seu apartamento, após análise poderemos emitir o documento para liberação da sua reforma em 24 horas.

 

Dúvidas Frequentes!

1- O que é o Laudo Técnico ou Laudo de Reforma?

Dois nomes para um mesmo documento Laudo Técnico ou Laudo de Reforma, apresenta o escopo da reforma do apartamento, e atesta que a obra a ser realizada não oferece riscos e não interfere em qualquer elemento estrutural da edificação e instalações comuns do Condomínio, garantindo o bem estar do proprietário e vizinhos.

2 – O que é ART?

ART – Anotação de Responsabilidade Técnica caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais do Sistema Confea/Crea e contratantes de seus serviços técnicos. 

3 – Todas as benfeitorias no apartamento precisa de Laudo Técnico e ART?

Qualquer obra que possa afetar a estrutura como, remoção ou acréscimo de paredes, furos e aberturas, alterações que impliquem no aumento ou redução de carga. A ABNT NBR 16.280 estabelece como reforma, toda e qualquer alteração que vise recuperar, melhorar ou ampliar as condições de habitabilidade, uso ou segurança.

ABNT NBR 16.280 – Saiba mais!

A NBR 16280/2014 foi publicada em 18 de março, pouco mais de dois anos após o desabamento do Edifício Liberdade, de 20 andares, e de mais dois prédios, no centro do Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 2012. O acidente foi provocado por reformas irregulares no Liberdade e provocou a morte de 17 pessoas, além de mais cinco desaparecidos até hoje.

Vale atentar que mesmo que seja dono da unidade, o proprietário não poderá realizar reformas no imóvel da forma como quiser, pois algumas intervenções (como retirada de paredes, abertura de portas ou aumento de carga) podem comprometer a integridade da edificação, colocando em risco o edifício inteiro e os demais ocupantes.

Mas e se morador simplesmente não quiser informar o síndico sobre a execução da reforma?

Nesses casos, o síndico pode denunciar a obra junto à prefeitura ou entrar na Justiça pedindo a paralisação da reforma”.

Certos empreendimentos simplesmente proíbem que o material de construção suba até a unidade. Sem avisar o síndico e o zelador, o morador não consegue fazer a reforma”.

Além de proibir a entrada do material, o condomínio pode barrar também os trabalhadores que estiverem executando a obra.

Tags: laudo técnico   laudo de reforma   art reforma   rrt reforma  art para reforma de apartamento  art reforma apartamento   laudo art    reforma apto sp   laudo de reforma nbr 16280    quanto custa uma art de reforma